quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Quem apagou a luz no Brasil?


Na terça-feira da semana passada, dia 10 de novembro de 2009, aproximadamente, às 22:13 horas da noite, houve um “apagão” em 18 estados brasileiros e em parte do Paraguai, sendo que em 4 destes Estados brasileiros houve um blackout geral: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Segundo Edison Lobão, Ministro de Minas e Energia, as causas do blackout foram descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá, em São Paulo, o que provocou um curto circuito em três circuitos que levam as linhas de transmissão de Itaipu para Itaberá. Segundo nota técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o desligamento destes três circuitos afetou o sistema de transmissão entre Foz de Iguaçu (PR) e Tijuco Preto (SP), provocando efeitos nos sistemas de transmissão e substransmissão de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Este curto circuito das transmissões causou uma interrupção na transmissão de 28.800 megawatts de energia para o Brasil e outros 980 megawatts para o Paraguai, ocasionando este apagão que atingiu cerca de 50% de nosso país. Lembrando que  o Brasil possui um consumo médio diário de energia de 55.000 megawatts.
Este foi o terceiro maior apagão da história do Brasil, perdendo apenas para os de 1999 e 2002, onde as quedas de energia foram de 70% e 60%, respectivamente. Além da falta de energia em metade do país, o blackout causou muitos outros efeitos, como o desligamentos das usinas nucleares de Angra I e Angra II, no Rio de Janeiro, prejuízo que pode ter ultrapassado a quantia de 1 bilhão de reais, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, além do mau abastecimento de água em alguns locais do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O que podemos concluir com isto? Possivelmente que nosso sistema de produção e distribuição de energia elétrica, embora considerado muito robusto e eficiente, em certos momentos não resiste, sendo ainda necessários maiores investimentos em áreas como transmissão e distribuição de energia elétrica.
Por Matheus Passeri (1º Ano Médio B)

Um comentário: